IPRC

Seminários Especiais

Introdução 

Se a teologia é o “estudo sobre Deus”, então teologia não é só para “teólogos”, é para todo crente em Cristo. Todos fazemos teologia, seja na igreja, no meio acadêmico ou em uma conversa informal. Suas crenças têm profunda influência no seu viver diário. Como R. C, Sproul afirmou: “Todo cristão é um teólogo. Ele pode não ser um teólogo no sentido técnico, mas ainda é um teólogo. A questão não é ser ou não ser um teólogo, mas se somos bons ou maus teólogos”. Os estudos teológicos são a maneira como a igreja e todos os seus membros, tanto coletiva quanto individualmente, expressam seu amor a Deus, conforme instrui o mandamento, “com toda nossa mente”.

Quem estuda a Bíblia, não o faz porque seja necessário à ordenação, mas por se encontrar nela a Palavra de Deus destinada a sua vida e à vida da igreja. Quem estuda teologia, não o faz para passar num exame, mas para aprender a enxergar tudo – inclusive a vida da igreja – à luz da Palavra de Deus. Quem estuda a história da igreja não o faz porque alguém assim o exige, mas por ser essa história a sua herança – algo assim como a história de nossas famílias que aprendemos no colo de nossos avós.

Desde o início da Igreja, a teologia foi praticada como expressão de amor a Deus, como escreveu Anselmo: “Não pretendo, Senhor, entrar em tua profundidade, porque de maneira alguma seria possível comparar meu entendimento a ela; mas desejo compreender tua verdade ainda que imperfeitamente, a verdade que meu coração crê e ama. Porque não busco compreender para acreditar, mas creio para conseguir entender. Creio porque, com efeito, sem crer não chegarei a compreender” (Anselmo de Cantuária, Aosta, 1033/1034 – Cantuária, 21 de abril de 1109)

Apresentação

A Escola de Teologia e Ministério (ETM) foi criada para preparar e dar suporte bíblico, teológico e ministerial àqueles que estão servindo na igreja e exercem a função de liderança. Não é uma escola para formar pastores, embora sirva de base futura para aqueles que aspiram ao ministério pastoral. Não é uma escola apenas para dar conhecimento, mas para equipar os santos para a obra do ministério. Por isso, o nome ETM. Não é apenas teologia ou conhecimento, mas é teologia e conhecimento para o ministério, para o serviço cristão.

Público Alvo

Todos os que estão envolvidos no ministério da igreja, especialmente presbíteros, evangelistas locais, diáconos, líderes de redes ministeriais, professores da EBD e futuros líderes potenciais.

Sistema de Ensino

O sistema de ensino da ETM é presencial e modular. As disciplinas serão distribuídas em 6 ciclos modulares. Sendo dois módulos para cada ciclo. Cada ciclo dura um trimestre.

Periodicidade e horário

Os encontros são mensais. Todo 2o final de semana de cada mês. Sexta, das 19:00 ás 22:10 horas e Sábado, das 14:00 às 19:00 horas. O período letivo estende-se de Março a Novembro.

Disciplinas do Curso

1. Introdução Geral à Bíblia

2. Teologia Sistemática I

3. Teologia Sistemática II

4. História da Igreja

5. Hermenêutica Bíblica

6. Pregação Bíblica I

7. Pregação Bíblica II

8. Apologética Cristã

9. Missão Integral da Igreja

10. Escatologia Cristã

11. Ética Cristã

12. Liderança Cristã

Observação: Procuramos conciliar disciplinas teológicos e pragmáticas, bem como alternar os professores a fim de tornar o ensino mais prazeroso e diversificado.

Fale com nosco.

Rua Prof. Américo Brasil, 245, Baú Cuiabá - MT
Pr Gleidson Costa
Fone: 65 3322-4945

Contato
Tweet