IPRC


A Igreja

Origem do Presbiterianismo no Brasil

Dentre as igrejas evangélicas, são chamadas de presbiterianas as que têm sua base teológica na Bíblia Sagrada, fundamentada no pensamento do reformador João Calvino. No Brasil, o presbiterianismo nasceu com a vinda de Ashbel Green Simonton, em 1859, primeiro missionário presbiteriano. De seu trabalho, surgiu a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ao longo dos anos, formaram-se vários ramos, todos eles conservando, na essência, a teologia reformada e a forma de governo presbiterianas. Fruto do avivamento que se instaurou no meio presbiteriano brasileiro, na década de 60 do século XX, nasceram duas igrejas com características semelhantes e iguais objetivos: a Igreja Cristã Presbiteriana, ICP, em 1968, e a Igreja Presbiteriana Independente Renovada, a IPIR, em 1972.

A ICP compunha-se dos Presbitérios de Cianorte e Brasil Central e tinha como líder o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos. A IPIR elegeu como seu presidente o Pr. Palmiro Francisco de Andrade. Esse avivamento caracterizou-se por um intenso desejo de conhecer mais a Palavra de Deus, por uma ênfase ao estudo da doutrina do Espírito Santo e por uma vontade de consagrar-se mais a Jesus, através da prática da vida de oração, da pregação ardorosa do Evangelho e da separação dos costumes mundanos.

A afinidade levou essas igrejas a uma aproximação que veio a resultar na união das duas denominações, no dia 08 de janeiro de 1975, selada numa memorável assembleia constitutiva, realizada em Maringá, PR, nascendo, assim, A IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DO BRASIL, a IPRB. A primeira assembleia elegeu como seu primeiro presidente o pastor Abel Amaral Camargo. A IPRB adotou o Jornal Aleluia, fundado em 1972, como seu órgão oficial. O Instituto Bíblico de Cianorte fora elevado à categoria de seminário.

A Igreja Presbiteriana Renovada Central de Cuiabá

A Igreja Presbiteriana Renovada Central de Cuiabá nasceu ainda campo missionário em dezembro de 1981 à Rua Poxoréu, Bairro Alvorada, sob o pastoreio do pastor Daniel de Oliveira em um templo de madeira.

Em 12 de Dezembro de 1982 deu-se a 1ª Assembleia da Igreja quando ainda era uma congregação presbiterial com a presença de 73 membros e em dezembro de 1984 a igreja adquiriu o terreno na Rua Prof. Américo Brasil onde em 15 de janeiro de 1984 foi organizada a 1ª IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA CENTRAL DE CUIABÁ.

Fale com nosco.

Rua Prof. Américo Brasil, 245, Baú Cuiabá - MT
Pr Gleidson Costa
Fone: 65 3322-4945

Contato
Tweet