IPRC

UM DIA PARA JEJUAR E ORAR

UM DIA PARA JEJUAR E ORAR

Guia de oração[1]

Olá amigos,

Como muitos de vocês, fiquei triste e, às vezes, com medo ao ver os eventos se desenrolarem em nosso mundo nas últimas semanas. À luz do que está acontecendo em todo o mundo por causa do COVID-19, queremos convidá-lo a se juntar a nós para um dia de jejum e oração na próxima sexta-feira, 10 de abril de 2020, e damos a você este guia para ajudá-lo em seu tempo de oração.

Neste guia de oração, você encontrará três partes:

Primeiro, uma oração da manhã. Gostaríamos de encorajá-lo a passar a manhã em oração pessoal, com base no Salmo 27.

Segundo, uma oração do meio-dia. Esperamos que você gaste esse tempo orando com outras pessoas da sua comunidade, seja sua família em volta da mesa da cozinha ou talvez seu pequeno grupo ou amigos da igreja em uma vídeo chamada.

Por fim, uma oração da noite. Na sexta à noite (durante o culto da Páscoa 2020) nos reuniremos on-line com todos os interessados. Durante esse período, pastores e presbíteros a guiar esse tempo de oração. Junte-se a nós no Facebook Live de nossa igreja.

Queremos orar ao Senhor com fé, confiando no que diz no Salmo 10:17: “Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamo”.

ORAÇÃO DA MANHÃ

Este guia de oração é para ajudá-lo a orar nesta manhã. Comece o seu tempo de oração lendo o Salmo 27 e depois passe algum tempo orando sobre os vários tópicos. Ao jejuar hoje, talvez escolha um ou dois versículos e medite sobre eles ao longo do dia.

1. Regozije-se no caráter de Deus

Reflita e medite sobre o caráter de Deus: Ele é Todo-Poderoso, Onisciente, Imutável, Onisciente, cheio de benevolência, misericórdia e graça para com todos que invocam seu nome.

Salmo 27: 1-2: O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, é que tropeçarão e cairão.

2. Ore por seus medos específicos

Expresse seus medos, ansiedades e preocupações ao Senhor. Derrame seu coração para ele. Procure o rosto dele e peça para ele te esconder em seu abrigo durante esse período de problemas.

Salmo 27: 3-5: Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante. Uma coisa pedi ao SENHOR, é o que procuro: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.

3. Cante uma canção de louvor a Deus.

Cante ou ouça um hino, uma música ou um salmo. Ao fazê-lo, reflita sobre a bondade do Senhor e peça que ele o ajude a confiar nele com seus medos.

Salmo 27: 6: “Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao SENHOR”.

4. Ore por sua comunidade e pelo mundo.

Ore pelas necessidades do mundo ao seu redor: membros da família, vizinhos, profissionais da saúde, funcionários do governo, pessoas que sofrem financeiramente e pelos enfermos. Peça ao Senhor para sustentar, prover, curar e guiar. Peça a ele que dê ao povo perseverança, sabedoria e esperança.

Salmo 27: 7: “Ouve a minha voz quando clamo, ó SENHOR; tem misericórdia de mim e responde-me”.

5. Ore por aqueles que não conhecem ao SENHOR.

Considere aqueles em sua vida que não conhecem ao Senhor. Ore para que eles busquem a Deus durante esta pandemia. Peça ao Senhor que abra seus olhos, ouvidos, mentes e corações para a verdade de Sua Palavra. Ore para que se voltem para o Senhor e encontrem salvação, refúgio e ajuda.

Salmo 27: 8-10: “A teu respeito diz o meu coração: “Busque a minha face!” A tua face, Senhor, buscarei. Não escondas de mim a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu tens sido o meu ajudador. Não me desampares nem me abandones, ó Deus, meu salvador! Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.

6. Peça ao Senhor para ensiná-lo e protegê-lo.

Ore por proteção – tanto física quanto espiritualmente. Peça ao Senhor que use esse tempo de crise para aproximá-lo dele e ensinar-lhe mais sobre a Palavra e seus caminhos.

Salmo 27: 11-12: “Ensina-me o teu caminho, SENHOR; conduze-me por uma vereda segura por causa dos meus inimigos. Não me entregues ao capricho dos meus adversários, pois testemunhas falsas se levantam contra mim, respirando violência”.

7. Peça perseverança ao Senhor.

Não sabemos quanto tempo durará essa provação. Ore para que o SENHOR Supere este vírus o mais rápido possível. Ore também para que a perseverança permaneça no meio da provação, por mais que você tenha chamado de Deus para resistir no dia mal.

Salmo 27: 13-14: “Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra. Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no SENHOR”.

Gaste algum tempo meditando sobre o que você aprendido nesta provação. O que a Palavra de Deus está lhe ensinando? Que verdades sobre Deus estão confortando sua alma? Como essa experiência está mudando você para se parecer mais com Cristo?

ORAÇÃO DO MEIO DIA

Nós encorajamos você a se juntar a outras pessoas em oração. Você pode orar com um amigo ao telefone, conectar-se ao seu pequeno grupo por uma vídeo chamada ou orar com sua família em casa. Use esse tempo de oração do meio-dia como uma oportunidade de se reunir com outros cristãos para orar juntos. Dependendo do tamanho do seu grupo, peça a uma pessoa diferente para liderar cada seção.

  1. Louve a Deus por ele receber e ouvir nossas orações.

Salmos 10:17: “Tu, SENHOR, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.”

Salmos 50:15: “e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.”

2. Compartilhe seus pedidos de oração e ore um pelo outro.

Você pode pedir a cada pessoa que compartilhe uma luta e uma bênção que experimentou neste tempo de provação.

1 Pedro 5: 7: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”

Efésios 6:18: “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.”

Gálatas 6: 2: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.”

3. Ore por sua igreja, especificamente por seus pastores e líderes de ministério.

Peça que o Senhor renove e motive esses líderes ao servirem durante esta crise. Ore para que os membros da igreja sejam pacientes, compreensivos e encorajadores.

1 Tessalonicenses 5:25: “Irmãos, orem por nós.”

4. Ore para que a mensagem do evangelho seja proclamada com ousadia e que muitas pessoas venham a conhecer Jesus.

Efésios 6:19, 20: “E orem também por mim. Peçam que Deus me conceda as palavras certas, para que eu possa explicar corajosamente o segredo revelado pelas boas-novas. Agora estou preso em correntes, mas continuo a anunciar essa mensagem como embaixador de Deus. Portanto, orem para que eu siga falando corajosamente em nome dele, como é meu dever.

Colossenses 4:3: “Orem também por nós, para que Deus nos dê muitas oportunidades de falar do segredo a respeito de Cristo. É por esse motivo que sou prisioneiro.”

Salmos 139: 23-24: “Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno.”

5. Ore pelas lideranças dos governos municipais, estaduais, nacionais e mundiais.

1 Timóteo 2.1-2: “Em primeiro lugar, recomendo que sejam feitas petições, orações, intercessões e ações de graça em favor de todos, em favor dos reis e de todos que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida pacífica e tranquila, caracterizada por devoção e dignidade.”

6. Ore pela cura dos doentes e pelo fim desse vírus.

3 João 2: “Amado, espero que você esteja bem e fisicamente tão sadio quanto é forte em espírito.”

7. Juntos, agradeçamos a Deus que é nosso o refúgio em tempos de angústia.

Salmo 73:28: “Quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Fiz do Senhor Soberano meu refúgio e anunciarei a todos tuas maravilhas.”

Salmos 5:11: “Alegrem-se, porém, todos que em ti se refugiam; que cantem alegres louvores para sempre. Estende sobre eles tua proteção, para que exultem todos que amam teu nome.”

Salmo 18:2: “O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é meu rochedo, em quem encontro proteção. Ele é meu escudo, o poder que me salva e meu lugar seguro.”

Salmo 57:1: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia! Em ti me refúgio. À sombra de tuas asas me esconderei, até que passe o perigo.”

ORAÇÃO DA NOTE

1. Culto de Páscoa Online.

Durante esse período de oração, louvor e Palavra Facebook Ao Vivo de nossa igreja. pastores e líderes nos guiarão por meio da oração e adoração coletiva. Você pode orar conosco, compartilhar seus próprios pedidos de oração e orar pelos pedidos de outras pessoas na seção de comentários.

2. Quando acontecerá?

Sexta-feira, 10 de abril. Esse tempo de oração da noite será transmitido pelo Facebook Ao Vivo a partir das 19:00 (Cuiabá) e 20:00 (Brasília).  

3. Pelo que oraremos?

  1. Orações pelos enfermos e aflito;
  2. Oração pelos profissionais da saúde;
  3. Orações pela provisão de Deus na economia;
  4. Orações pelos funcionários do governo local, nacional e global;
  5. Orações pelos líderes e missionários da igreja;
  6. Oração pelas famílias;
  7. Orações pelos perdidos.

Cuiabá, 05 de abril de 2020.

Pelo Rei e Seu Reino,

Conselho Administrativo da Igreja

Presbiteriana Renovada Central de Cuiabá


[1] O Guia de Oração UM DIA PARA JEJUAR E ORAR são inspirados e adaptados do A Day to Fast and Pray – Prayer Guide, promovido pelo The Gospel Coalition (USA).

Fale com nosco.

Rua Prof. Américo Brasil, 245, Baú Cuiabá - MT
Pr Gleidson Costa
Fone: 65 3322-4945

Contato
Tweet